Capacitação dos profissionais foi o foco principal do Congresso de Educação

04/02/2020 NOTÍCIA

Hoje, 4/2, segundo dia do VII Congresso de Educação de Brumadinho, os profissionais da área tiveram a oportunidade de participar de oficinas de capacitação, realizadas no período da manhã, na Faculdade Asa. Segundo a secretária Sônia Barcelos, a capacitação dos educadores vai ao encontro da melhoria da qualidade da educação. “O Congresso tem o objetivo de organizar o ano que se inicia, e isso inclui a capacitação de todos os nossos profissionais”, destaca Sônia Barcelos, secretária de Educação.
Programação - Para a Educação Infantil, de 3 a 5 anos, o foco foi os jogos na aprendizagem, e no Ensino Fundamental do 1º ao 3º ano, o destaque foi a importância dos jogos na alfabetização. Já para o Fundamental do 4º ao 5º ano, a ênfase foi o ensino da matemática e do português, enquanto entre o 6º e 9º ano, foram destacados os jogos para ensinar e as estratégias de leitura, que funcionam para todas as áreas do conhecimento.
Os professores de educação física também participaram de oficinas, assim como os secretários e auxiliares, que tiveram orientações sobre o sistema E&L e da Secretaria Municipal de Educação. Já para os diretores das escolas foi preparada uma oficina sobre “O papel do diretor no sucesso da escola”. Os serventes escolares e agentes operacionais aprenderam um pouco mais com o tema “É preciso saber viver em equipe, com propósito e disciplina”.
Primeiro dia de aula - Amanhã, dia 5/2, primeiro dia de aula nas escolas municipais, depois da capacitação profissional, a ideia é que os educadores de Brumadinho coloquem em prática o aprendizado apresentando novas alternativas de conhecimento para os estudantes. “Esperamos que 2020 seja um ano de superação de tudo o que foi vivido em 2019. Estamos preparados para o novo e para as mudanças que surgiram depois da tragédia da Vale e que afetaram o cotidiano de toda a cidade, incluindo a educação”, conclui a secretária.