Comunidades de Brumadinho são envolvidas na revisão do Plano Diretor

31/01/2020 NOTÍCIA

A Prefeitura está revisando o Plano Diretor Participativo de Brumadinho que iniciou em 2014, foi entregue em 2016, mas encontrava-se engavetado na Câmara dos Vereadores, sem discussão e aprovação. Entretanto, o processo foi retomado devido ao rompimento da barragem da mineração da Vale, em janeiro de 2019, com o objetivo de mitigar os impactos causados pela lama e reestabelecer o território municipal, dando subsídios para o seu desenvolvimento no novo contexto.

Elaboração de propostas - Diante do novo panorama da cidade, os objetivos principais da revisão são a recuperação social e ambiental das áreas diretamente atingidas pelo rompimento da barragem; a nova ambiência urbana e o convívio com os vestígios dos danos causados e uma nova dinâmica econômica criando outras alternativas de emprego e renda para além da mineração. Para isso, foi realizado entre os dias 14 a 20/1, oficinas para apresentação e discussão das propostas da Minuta de Projeto de Lei do Plano Diretor.

Participação popular - A iniciativa envolveu as comunidades do município em reuniões concentradas em Piedade do Paraopeba, Casa Branca, Sede, Palhano, Aranha, São José do Paraopeba e comunidades quilombolas, em Marinhos. Os participantes indicaram proposições para os aspectos físico-espaciais, de infraestrutura e serviços públicos, contemplando propostas de intervenção para curto, médio e longo prazos.

O processo ainda se encontra na fase de elaboração da Minuta. A entrega da revisão está marcada para março deste ano. Os moradores da cidade que objetivam colaborar com sugestões e opiniões ou ter notícias sobre o andamento das propostas devem acessar o endereço eletrônico: https://www.pdpbrumadinho.com/