Congresso de Educação abre o ano letivo com chave de ouro

04/02/2020 NOTÍCIA

A Secretaria de Educação iniciou o ano letivo com um Congresso de Educação para capacitação de todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino, realizado nos dias 3 e 4 de janeiro. No primeiro dia, logo após o café de confraternização, na escola Padre Vicente de Assunção, foi realizada a palestra “Inteligência Emocional” por Júlio César Luhmann, para todo o público da rede. Em seguida as turmas foram divididas para as duas palestras seguintes, uma na mesma escola, para os profissionais da educação e convidados, e outra na Câmara Municipal, destinada aos agentes escolares, serventes, secretários e auxiliares de secretaria e biblioteca.
A palestra “Ensinar e Aprender” foi ministrada por Telma Pantano para os educadores. Já as “Relações Interpessoais na Era da Inteligência Artificial”, foi direcionada ao público administrativo, auxiliares e serventes. Cerca de 700 profissionais de 20 escolas participaram do evento. E a satisfação com o evento foi unânime, assim como foi a programação. “O que nós esperamos com essa iniciativa é a melhoria do ensino e da aprendizagem da rede municipal, assim como a melhora do conhecimento, da vivência e o bem-estar de todos os educadores”, diz a secretária de Educação, Sônia Barcelos.
O Congresso de Educação de Brumadinho é uma capacitação para todos os servidores. Até o ano passado ele foi realizado nos meses de agosto ou setembro. Segundo Sônia Barcelos, o evento foi antecipado por um objetivo nobre. “Como 2019 foi o ano mais difícil de nossa história, devido à tragédia da Vale, em 2020 antecipamos o Congresso para o início do ano letivo, visando o fortalecimento de toda a equipe. A ideia é colocar em prática, imediatamente, nos primeiros dias de aula, os planejamentos e os aprendizados do evento educacional”.