Em Brumadinho, além do Caps, o acesso a tratamento em saúde mental pode ser pelo posto de saúde

05/02/2020 NOTÍCIA
Logo na primeira semana depois do crime da Vale, os atendimentos da rede pública de saúde cresceram em Brumadinho. Entre eles está a procura em saúde mental, não só por familiares, parentes e amigos de vítimas, mas por toda uma comunidade abalada pelo rompimento da mina de rejeitos de minério em Córrego do Feijão, que matou 272 pessoas no dia 25/1/19.

Atendimento no Caps - Para atender o aumento da demanda, a Secretaria Municipal de Saúde de Brumadinho abriu novas portas e contratou mais profissionais e nova jornada de trabalho, além de fazer mudanças no Caps- Centro de Atenção Psicossocial. Para isso, o Caps adulto I foi transformado em Caps II, e o Caps Infantil foi credenciado pelo Ministério da Saúde. O Caps, que está localizado no bairro São Conrado, na Sede do município, está de portas abertas de 8h às 18h, atendendo todas as pessoas que o procura, seja por encaminhamento ou por demanda espontânea.

Atendimento nos postos de saúde
- Como o município é extenso e é difícil o ir e vir para um atendimento na Sede, a Secretaria de Saúde resolveu o problema criando três equipes de profissionais compostas por psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, que prestam atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos, em 16 unidades de saúde, semanalmente, tanto no interior como na área urbana, entre 7h30 às 16h.
Parceria do Hospital e UPA - Já os pacientes que precisam ser medicados e acompanhados ininterruptamente, o Hospital Municipal disponibiliza quatro leitos para a permanência noturna, finais de semana e feriados. A UPA- Unidade de Pronto Atendimento também é parceira, recebendo casos de urgência no período noturno e também nos finais de semana e feriados.

Três décadas de atendimento - O serviço de saúde mental de Brumadinho completa 30 anos em 2020. Desde que foi implantado trabalha com a perspectiva antimanicomial, evitando a internação em hospícios.