ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em tempo de coronavírus não se esqueça do mosquito da dengue!

26/03/2020 NOTÍCIA
De janeiro até hoje, 26/3, foram confirmados 117 casos de dengue em Brumadinho, e a Secretaria de Saúde está solicitando a colaboração dos moradores da cidade para manterem seus quintais e lotes limpos. A ideia é que enquanto as pessoas estiverem em casa se prevenindo contra o coronavírus, aproveitem para limpar seus quintais e lotes vagos, eliminando os focos do mosquito.



Índice de infestação do Aedes aegypti triplica de 2019 para 2020



11,2% é o resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti – LIRAa - apresentado na reunião do Comitê da Dengue, no dia 12/2, que indica um alto índice de proliferação do mosquito. Desde que este levantamento foi iniciado no município, pelo Estado, esta é a maior pontuação.  Em 2019, nesse mesmo mês, o índice estava no grupo de 1 a 4, deixando a cidade em alerta. O índice de 0 a 1 significa baixo risco, de 1 a 4 é médio risco, acima de 5 é alto risco, e o índice 11 é ainda mais preocupante, já que o Aedes transmite dengue, zika, chikungunya e febre amarela.



Bairros com maior infestação do mosquito em Brumadinho - O LIRAa é realizado em Brumadinho com dois grupos de bairros.  No primeiro agrupamento os bairros que tiveram maior índice são Santa Cruz, Bairro do Carmo e Varjão. No grupo 2 as maiores pontuações estão no São Conrado, Residencial e Progresso. O resultado não aponta, necessariamente, para uma epidemia, pois para isso toda ou quase toda a população de mosquitos deve estar contaminada. Mas não descarta essa possibilidade, caso os mosquitos não sejam eliminados.



Principais vilões da dengue - O levantamento mostra que os principais vilões da proliferação são os materiais descartáveis, responsáveis por 50% dos focos, seguido pelo pneu, pratinho de planta e balde com água. Outro fator apontado foi o crescimento da população e, consequentemente, o aumento do lixo. O LIRAa é realizado duas vezes ao ano, e o próximo está marcado para o meio do ano.