INFORMAÇÕES IMPORTANTES: CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

23/03/2020 NOTÍCIA

Hoje (23) pela manhã, a Referência Técnica da Enfermagem da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Valéria Gonçalves Rocha, prestou esclarecimentos à Radio Regional FM sobre da campanha de vacinação contra a gripe, em meio à pandemia do novo coronavírus. É importante destacar que, seguindo o decreto publicado pelo governador, o Município decidiu que os idosos devem aguardar o contato telefônico do PSF de referência para agendar a vacinação. Serão agendadas as vacinas de cinco pessoas a cada meia hora, evitando assim aglomerações e risco de contágio. Em caso de dúvida, basta ligar para o PSF ou para a Policlínica Municipal (3571-3020 ramal 201).

O Ministério da Saúde antecipou a data de início da campanha de vacinação com o objetivo de proteger os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe, evitando assim que principalmente os idosos manifestem sintomas de gripe, que podem ser confundidos com os sintomas do novo coronavírus. A vacinação antecipada também ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde, evitando aglomerações desnecessárias e risco de contaminação nas unidades de saúde.

PRIMEIRA ETAPA
Dados registrados durante a pandemia global do novo coronavírus apontam que os casos mais graves do vírus foram registrados em pessoas acima de 60 anos, e por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

SEGUNDA ETAPA
Tem início no dia 16 de abril, para o público de doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

TERCEIRA ETAPA
Começa no dia 9 de maio, priorizando crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência física e mental, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
- Nenhum paciente poderá ser vacinado com febre, para não causar confusão de sintomas ou possíveis efeitos colaterais da vacina;
- É importante que portadores de doenças crônicas se vacinem contra a gripe na sua unidade de referência;
- Todas as unidades de saúde de Brumadinho estão funcionando para urgências e agendamento de vacina por telefone, inclusive nos quatro pontos de apoio: São José, Suzana, Parque da Cachoeira e Córrego do Feijão;
- Fique em casa, só saia em casos de extrema importância;
- Crie o hábito de lavar as mãos devidamente com água e sabão. Isso é mais importante do que o uso do álcool em gel.