Revisão do Plano Diretor marca momento histórico de Brumadinho

29/11/2019 NOTÍCIA
A secretaria de Planejamento realizou na manhã desta sexta-feira, 29/11, um Seminário Técnico para apresentar aos agentes de saúde, sociais e do Viva Brumadinho a revisão do Plano Diretor. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e teve por objetivo capacitar os participantes como multiplicadores de informação junto à população.
Para a Secretária de Planejamento Vânia Estevão, a participação popular é muito importante e será de grande contribuição para a construção de um desenvolvimento satisfatório. “Estamos buscando apoio junto às equipes para intensificar a divulgação e incentivar a população a participar desse marco histórico para o município. Ninguém melhor do que o povo para apontar suas necessidades”, disse Vânia.
Com a tragédia de rompimento da barragem em Córrego do Feijão, o município sofreu drásticas mudanças na dinâmica territorial. Isso trouxe à tona a necessidade de retomar o processo de Revisão do Plano Diretor (RPD) no intuito de atenuar os impactos causados e reestabelecer o território municipal, possibilitando um desenvolvimento dentro do atual contexto.
Com essa revisão, o poder público pretende promover a recuperação social e ambiental das áreas diretamente atingidas pelo rompimento da barragem, promover uma nova ambiência proporcionando uma convivência mais saudável com os vestígios dos danos causados, projetar uma nova dinâmica econômica criando outras alternativas de emprego e renda para além da mineração.
Os trabalhos foram retomados e, a partir do mês de setembro, após a 1ª Audiência Pública na Câmara Municipal, contam com a participação popular e seguem a passos largos para que os prazos sejam rigorosamente cumpridos. A partir da realização da Audiência (30/09/19) foram programadas as Leituras Técnicas nas comunidades que foram divididas em seis. Essas leituras são reuniões de caráter informal destinadas à troca de informações e manifestações direcionadas ao conjunto de moradores do bairro, lideranças comunitárias e gestores públicos municipais, visando maior envolvimento da comunidade interessada no processo de construção das propostas.
Vale ressaltar que serão refeitas as leituras técnicas da Região de Tejuco – dia 10/12, Aranha -11/12 e Sede – 12/12. Para mais informações acesse pdpbrumadinho.com ou clique no link plano diretor na página da prefeitura www.brumadinho.mg.gov.br.