Escola Maria Dutra surpreende as cantineiras com festa no Dia da Merendeira

05/11/2019 NOTÍCIA

“Uma imagem vale mais que mil palavras”. Esta expressão popular dita pelo filósofo Confúcio é o que melhor traduz a surpresa agradável das cantineiras da Escola Municipal Maria Dutra de Aguiar nos registros de fotos, quando foram surpreendidas por uma festa da comunidade escolar, no Dia da Merendeira.

De acordo com a diretora da escola, Maria de Fátima Silva, a surpresa foi combinada com alunos e equipe escolar. “Todos trouxeram lanches de casa, nos dois turnos, para que pudéssemos servir as pessoas que sempre nos servem no dia a dia. O resultado foi uma mesa farta e um belo lanche comunitário”, comenta. Além das guloseimas, a homenagem teve direito a número artísticos, mensagens de áudio e em texto para as profissionais da merenda escolar.

Importância da alimentação escolar – Em Brumadinho os alunos do período parcial recebem duas refeições por dia. A primeira é servida quando chegam à escola, para os alunos que quiserem, é servido leite puro, com achocolatado ou café, e biscoito. A segunda alimentação, e é tipo refeição.  Já os alunos do tempo integral recebem quatro refeições por dia: café da manhã, colação, almoço e lanche da tarde.

Aquisição e distribuição de alimentos – Em 2018 37% dos alimentos foram adquiridos da agricultura familiar, sendo que a obrigatoriedade é de no mínimo 30%. Os outros produtos foram adquiridos por meio de licitação. As escolas recebem, mensalmente o arroz, feijão carioquinha, feijão preto, açúcar, canjiquinha, farinha de mandioca, farinha de trigo, farinha de milho, fubá, leite em pó integral, macarrão pai nosso e espaguete, manteiga, óleo de soja, polvilho azedo, sal, suco de fruta concentrado, trigo para quibe, achocolatado, café em pó, biscoito maisena e rosquinha de coco, extrato de tomate.

O Amendoim, canjica de milho e milho de pipoca para o período de festa junina. O adoçante em pó para alunos diabéticos apresentarem laudo médico. O mucilon para alunos das creches. O Fórmula Infantil 6 meses (1º semestre) para alunos até 6 meses de idade. E para as crianças com laudo médico com intolerância à lactose e alergia à proteína do leite é repassado o leite deslactosado e leite de soja.

Gêneros alimentícios da Agricultura Familiar - Semanalmente, são enviados às escolas os gêneros alimentícios perecíveis (hortifrutigranjeiros, pães, carne, leite pasteurizado, tempero alho e sal, e os itens da Agricultura Familiar: leite pasteurizado, tempero alho e sal, folhosos (couve, acelga, brócolis e alface), frutas (laranja e mexerica durante a safra e banana caturra), vegetais (chuchu, pimentão e mandioca), feijão e ovos caipiras.

Controle e qualidade - A Alimentação Escolar é fornecida para as 21 escolas da Rede Municipal de Ensino: creches, educação infantil, ensino fundamental, quilombola e EJA – Educação de Jovens e Adultos, com cardápio acompanhada por uma nutricionista. Os integrantes do CAE- Conselho de alimentação escolar, atuam como controle social das políticas públicas e visitam semestralmente todas escolas do município para acompanhar o trabalho realizado.