Secretária vai ao Congresso da Agropecuária em busca de inovações para a agricultura em Brumadinho

05/11/2019 NOTÍCIA

A secretária de Agricultura de Brumadinho, Andressa Jardim, está participando do primeiro evento destinado a gestores do agronegócio de todo o país. O Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária começa hoje, dia 5, e termina no dia 7/11, no Centro Internacional de Convenções de Brasília.

Com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o congresso reúne prefeitos, secretários municipais de Agricultura, técnicos extensionistas, representantes de sindicatos e todos os atores envolvidos com o agronegócio no país. O objetivo é debater e integrar as políticas públicas da União, dos estados e dos municípios para o setor.

Representando o prefeito Nenen da Asa, Andressa Jardim busca conhecimentos para serem desenvolvidos em Brumadinho. “São nossos produtores que fazem o agro no Brasil ser o que é. O mais importante nesse processo é o pequeno produtor, que é o foco do congresso, e as novas tecnologias acessíveis a ele, assim como créditos a baixo custo, produção facilitada e a abertura de mercados”.

Pautas do agronegócio – Uma das principais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil é a agropecuária que é fundamental para 80% dos Municípios. A partir dessa realidade, do trabalho governamental para abrir novos mercados em nível mundial e do projeto de fortalecimento do setor, em suas diversas áreas de atuação no evento estão sendo abordados assuntos como os impactos da produção rural no PIB brasileiro, os desafios e oportunidades da agricultura do país, a parceria produtor rural e preservação ambiental, o papel das compras públicas no fomento à economia local, o papel da proteína animal do Brasil na segurança alimentar do país e do mundo, a tecnologia a serviço da agropecuária, o empreendedorismo no campo, as boas práticas da produção e do turismo rural, ações para o desenvolvimento regional, o protagonismo das mulheres na agropecuária, entre outros temas do cenário nacional da agropecuária.