Foi realizado entre os dias 22 e 27 de janeiro, pela Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (RENSER), conjuntamente com a Arquidiocese de Belo Horizonte, a III Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho.
O evento que teve como tema, “memória e Justiça”, relembra os três anos do rompimento da Barragem Córrego do Feijão, que deixou 272 pessoas mortas, e causou grande impacto ambiental.
Em carta aberta, Dom Vicente de Paula Ferreira, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, salienta a importância de se lembrar as vidas perdias na tragédia, e agradece à comunidade Brumadinhese pela presença e apoio às celebrações.
Confira carta na íntegra:
À Prefeitura de Brumadinho;
Caros amigos e amigas, saudações em Cristo, nosso Redentor
Como animadores da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (RENSER), Arquidiocese de Belo Horizonte, agradecemos-lhes pela presença e apoio na realização da III Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho.
Passados três anos do crime cometido pela mineradora Vale em Brumadinho, as violações de direitos continuam, todos os dias, ao longo de toda a Bacia do Paraopeba. Por isso, é importante reforçar nossa luta em prol da Ecologia Integral.
As construções coletivas da III Romaria, com uma diversidade linda de atores que lutam contra o modelo predatório de mineração, fazem-nos renovar as energias, e termos, cada vez mais certeza de que estamos do lado certo da história. Somos testemunhas vivas do Reino de Deus, que é de justiça e de paz.
Em memória das 272 pessoas que morreram nesse crime que nunca poderia ter acontecido, na busca incansável por justiça e em prol de caminhos alternativos de sobrevivência, sigamos com fé, esperança e amor. Amém, Axé, Awere, Aleluia!