
Por meio de assembleia virtual realizada ontem (22), pela Frente Nacional dos Prefeitos, foi formado o consórcio dos municípios para a compra de vacinas contra o coronavírus. A criação do consórcio ocorre após o STF - Supremo Tribunal Federal - autorizar estados e municípios a comprarem doses do imunizante. Antes a ação estava vedada pelo governo Federal.
Brumadinho está entre os 2.602 municípios que se interessaram pelo consórcio. Faz parte, também, dos 1.731 que cumpriram os prazos estipulados tanto para a manifestação de interesse quanto para a publicação da Lei municipal, ficando autorizado a votar no estatuto. Já os outros municípios têm prorrogação até o dia 26 para cumprirem os prazos para serem autorizados a participar da eleição da diretoria, marcada para a próxima segunda-feira (29).
A advogada da Secretaria Municipal de Saúde, Érica Patrícia Moreira, representou Brumadinho na assembleia. Segundo informa, o objetivo do consórcio não é somente a vacina, mas medicamentos e equipamentos hospitalares. “Por meio do consórcio teremos uma força maior perante o Ministério da Saúde e fabricantes de imunizantes para conseguirmos essas vacinas o mais rápido possível”.