ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brumadinho terá stand exclusivo em Feira Nacional de Artesanato

25/11/2022 NOTÍCIA

Por Moisés Elias 

 

Pela primeira vez na história do Município, Brumadinho terá um stand exclusivo para promoção e comercialização de artesanato durante a Feira Nacional de Artesanato, que tradicionalmente acontece todos os anos no espaço da Expominas. 

 

Em sua 33°edição, a feira que existe desde 1989 é considerada hoje, a maior da América Latina no segmento e atrai expositores de todos os lugares do continente Sul-Americano, da África e também da Europa. Somente em 2019, último ano antes da pandemia, segundo os organizadores, mais de 130 mil pessoas passaram pelos mais de 1.000 stands montados, movimentando cerca de R$ 65 milhões.

 

Durante o evento o Município terá um stand próprio e exclusivo para promoção e valorização do artesanato brumadinhense. “Devido a diversidade de matérias primas e técnicas relacionadas ao ofício, nossa estimativa é de fomentar o escoamento da produção de aproximadamente 60 artesãos de Brumadinho'', destacou  Marcos Paulo Amabis, Secretário de Turismo e Cultura.

 

O artesanato, além de produto cultural, apresenta-se como um elemento de alto potencial turístico para quem está em viagem, principalmente a passeio. E nesse sentido o Conselho Municipal de Turismo juntamente com a Secretaria de Turismo e Cultura, têm trabalho em conjunto para fomentar e incentivar a prática. 

 

De acordo com Pedro Silva, presidente do Conselho, ações como esta representam o início de uma política de inclusão, de democratização do acesso e a valorização da economia criativa no município.

 

A 33° Feira Nacional de Artesanato deste ano terá como tema os “200 Anos da Revolução Industrial”, com o objetivo enfatizar a força das produções manufaturadas em um mundo extremamente globalizado e industrializado.  

 

O evento acontece entre os dias 6 e 11 de setembro e a previsão é que pelo menos 150 mil pessoas passem pelo local.