Por Thamara Amana
A Semana Lixo Zero está de volta em Brumadinho, a 3ª edição do evento acontecerá em Casa Branca, dos dias 21 a 29 de outubro e é uma parceria entre o Instituto Lixo Zero e as Secretarias de Meio Ambiente e Turismo.
Com o tema “Coletivo e Comunidade”, o objetivo do evento vai além de conscientizar sobre a importância da redução de resíduos, será principalmente promover ações socioambientais e práticas ambientais.
“Quando somos capazes de enxergar o valor do Coletivo e da Comunidade, entendemos que repensar o consumo, destinar corretamente os resíduos, separando e limpando, se torna uma tarefa coletiva, gerando oportunidade para uma sociedade com um ambiente livre de resíduos”, ressalta Helcia Veriato, Psicóloga Socioambiental e embaixadora do Instituto Lixo Zero em Brumadinho.
Nesta edição, além da entrega do Projeto Piloto de Coleta Seletiva de Casa Branca pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, serão promovidos mutirões de limpeza das vias públicas, cachoeiras, e nascentes do município, além de atividades educativas na Escola Municipal Carmela Caruso Aluotto.
Sem contar o lançamento do Comitê de Sustentabilidade de Casa Branca, oficinas de arte e artesanato com recicláveis, palestras educativas, mesa redonda sobre práticas de gestão de resíduos na comunidade, pedágio de educação ambiental, entre outras atividades voltadas para a gestão de resíduos recicláveis.
Casa Branca recebeu a primeira edição do evento em 2020 e desde então inúmeras ações de conscientização e discussão sobre o reaproveitamento do lixo foram promovidas na região.
A Semana Lixo Zero é um evento anual internacional, organizado nacionalmente pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Conta com atividades presenciais, virtuais e híbridas, para troca de experiências e debates sobre problemas e soluções relativas ao lixo das cidades.
“É uma ótima oportunidade para aprender sobre as boas práticas de Lixo Zero, como aplicá-las no dia a dia e nos inspirar a repensar os hábitos de consumo. O Movimento se consolidou como um coletivo sem fins lucrativos, que tem por objetivo despertar a consciência ambiental e a mudança de atitude em todo território”, finalizou Veriato.