No dia 14 de dezembro de 2021, a Secretaria Municipal de Educação e a Comissão de Avaliação e Acompanhamento do PMDE promoveram a X Conferência e IV Simpósio do Plano Decenal Municipal de Educação (PMDE), com o tema “Educação pós-pandemia: Ensino híbrido”. Na ocasião, também houve a eleição da comissão de avaliação e acompanhamento das metas do PMDE no Município para o biênio de 2021 a 2022.
Durante a Conferência, na parte da manhã, grupos de discussão que haviam sido formados por servidores da educação e população durante a pré-conferência debateram e votaram diretrizes e investimentos que irão guiar as próximas ações da educação em Brumadinho pelos próximos anos.
A Secretária Municipal de Educação, Sônia Barcelos, falou em nome do Prefeito Nenen da Asa, agradecendo a presença de todos e destacando o trabalho conjunto realizado em Brumadinho para garantir que os investimentos em educação sempre fossem prioridade para a construção de uma sociedade mais participativa e igualitária.
Já durante a tarde, aconteceu o Simpósio, no qual foram apresentados os resultados da avaliação das metas do PMDE dos anos anteriores, com dados relacionados à evolução da educação no Município desde 2016, como número de docentes, de alunos matriculados, valores investidos e evolução nos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Podemos perceber o quanto Brumadinho se destaca no índice do IDEB em relação ao Brasil e também a Minas Gerais, principalmente em relação a avaliação de Português e Matemática”, disse Jeovanio José da Rocha, Presidente da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do PMDE, apresentando os gráficos do Censo Escolar IDEB 2020, disponíveis para consulta no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
A palestra sobre “Educação pós-pandemia: Ensino híbrido” ficou por conta de Gislene Dutra e Djenane Pio, que são autoras de livros didáticos e especialistas em educação.
A Secretária Municipal de Educação ressaltou que a educação representa a política pública de maior relevância para o Município: “Nunca na história de Brumadinho se investiu tanto em educação. Na infraestrutura das escolas, na qualificação e valorização dos servidores e docentes e também em ferramentas que proporcionam maior qualidade de aprendizado”, concluiu Sônia Barcelos.
Todos os presentes receberam uma revista do PMDE em Ação, que compila os dados da educação no Município nos últimos cinco anos.
A chapa atual de Comissão de Avaliação e Acompanhamento do PMDE permanecerá a mesma, pois foi a única a concorrer à votação.
Estiveram presentes a Vereadora Alessandra Oliveira e representantes do Sind-UTE/MG Subsede Brumadinho.