Na assembleia de criação do consórcio dos municípios realizada em 22 de março pela Frente Nacional de Prefeitos para aquisição de imunizantes contra a Covid-19, o prefeito do Piauí previu que no Brasil 100% dos grupos prioritários vão ser vacinados até junho deste ano. Este cálculo foi feito com base nas frentes de produção do imunizante, da distribuição de vacinas pelo Ministério da Saúde e da união dos municípios para aquisição do produto.
O prefeito Nenen da Asa está otimista com a participação no consórcio. Segundo ele, “uma coisa é adquirir imunizantes para um município de 40 ou 100 mil habitantes e outra é comprar um milhão de doses em conjunto com outros municípios”. Além do consórcio, Brumadinho participa do ‘Programa Unidos pela Vacina’ e mantém contato com o consulado da Rússia para adquirir a Sputnik.
Vacina brasileira - Uma das frentes produtora do imunizante é a brasileira Fiocruz que entrega agora, em março, 3,9 milhões de doses ao Ministério da Saúde. E na sequência, 18,8 milhões em abril, 21,5 milhões em maio, 34,2 milhões em junho e 22 milhões em julho. A previsão da Fiocruz é entregar mais 110 milhões de doses no segundo semestre.