ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Convênio entre Prefeitura e EMATER amplia o atendimento ao produtor rural

04/11/2022 NOTÍCIA

Por Thamara Amana

 

Ciente do importante papel da agricultura familiar e dos produtores rurais dos mais variados segmentos e tamanhos, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento mantém contrato junto à a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER).

 

O convênio visa ações que promovam o desenvolvimento sustentável, por meio de assistência técnica realizada aos produtores do município. A EMATER atua como um dos principais instrumentos do Governo de Minas Gerais para a ação operacional e de planejamento no setor agrícola do Estado, especialmente para desenvolver ações de extensão rural junto aos produtores de agricultura familiar. 

 

Por meio deste convênio de mútua cooperação entre estado e município, os produtores têm à disposição um agrônomo e um veterinário para orientações e assistência com o plantio e demais cuidados, tanto na agricultura quanto na pecuária. Vale ressaltar também, que Brumadinho é a única cidade da Grande BH em que esses dois profissionais oferecem suporte pela EMATER, enfatizando a importância do município no cenário do agronegócio. 

 

Segundo Eduardo Moura, técnico da EMATER, o papel principal desempenhado por eles no município é orientar o produtor, com enfoque na agricultura familiar e aos produtores menos favorecidos. E também, sobre comercialização e gestão, inclusão produtiva e olhar pelo meio ambiente e pela segurança ambiental. 

 

“Nosso principal objetivo é estimular o produtor a produzir mais, com mais qualidade e a utilizar os recursos disponíveis em sua propriedade”, ressaltou. 

 

O escritório da EMATER em Brumadinho também emite a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), que a partir deste mês será substituída e passará a se chamar Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), documentação que certifica que o produtor se encaixa no perfil de agricultor familiar; tornando-o apto a participar das políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda.

 

Por meio deste documento o produtor tem acesso a crédito subsidiado, com juros mais baixos e também reserva de mercado para comercializar seus produtos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

Atualmente a EMATER é grande aliada da Secretaria de Agricultura para o desenvolvimento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que tem por objetivo assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios que são produzidos em nosso município e que chegam até a mesa do consumidor.

 

“O trabalho integrado, junto a EMATER/MG é sucesso hoje em Brumadinho, graças ao diálogo, a cooperação e a somatória de saberes, que potencializam os resultados da agropecuária”, finalizou José Eustáquio, Secretário de Agricultura.