Na sexta-feira (24), a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAD) acompanharam as obras de reforço na estrutura da barragem B1, de responsabilidade da mineradora Morro do Ipê, que entrou em nível de alerta 1.
A barragem está localizada na serra de Igarapé na vertente Brumadinho e, atualmente, duas famílias vivem na zona de auto salvamento da barragem. Em 2019, à pedido da justiça, a Defesa Civil evacuou quatro famílias que residiam na mancha de inundação da barragem B1, da extinta mineradora Emicom, que fica na mesma zona de auto salvamento da barragem da Ipê.
Quando o nível de segurança de uma barragem se eleva o empreendedor é obrigado a chamar uma audiência pública e esclarecer todos os procedimentos aos órgãos públicos e comunidades. Foi o que aconteceu em Piedade do Paraopeba, em 2022, quando o nível da barragem Santa Bárbara subiu de nível 0 para nível 1. O nível de segurança das barragens deve ser divulgado pelos empreendedores à Agência Nacional de Mineração (ANM).
A SEMAD aguarda ainda um posicionamento da mineradora Ipê para a realização de debate para esclarecimento do estado de segurança da barragem para toda a população.
De acordo com comunicado emitido pela mineradora, o nível 1 de emergência não requer a evacuação da população a jusante da barragem.