A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da Casa dos Conselhos, realizou no dia 15 de dezembro, na Estação Conhecimento, a cerimônia de posse de quatro Conselhos Municipais simultaneamente. Celebrando a inclusão, o evento foi apresentado também em Libras, por Danúbia Marcelina Siqueira.
Essa eleição simultânea dos conselhos é um fato inédito em Brumadinho, que na atual gestão promove o fortalecimento do trabalho intersetorial entre as Políticas Municipais de Assistência Social (CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social) da Criança e do Adolescente (CMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) do Idoso (CMI – Conselho Municipal do Idoso) e da Defesa de Direitos das Pessoas com Deficiência (COMPED – Conselho Municipal de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência).
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Christiane Passos, representou também o Prefeito Avimar de Melo Barcelos e destacou a importância dos Conselheiros na reconstrução de Brumadinho, tornando o atendimento dos equipamentos públicos cada vez mais humano e inclusivo, agradecendo a parceria dos servidores públicos e entidades da rede de atendimento da Assistência Social, "sem esse apoio não teria alcançado os grandes avanços e marcos da Política da Assistência Social em Brumadinho", disse Christiane.
Também esteve presente o Secretário Executivo do COMPED e do CMI, Wallace Cristiano da Silva, que destacou a importância da posse do novo Conselho da Pessoas com Deficiência que tem uma proposta de promover a inclusão de forma integral.
A Secretaria Executiva do CMAS e CMDCA, Marielza Lima, deu as boas-vindas aos novos conselheiros e disponibilizou o apoio técnico e administrativo da Casa dos Conselhos que tem como atribuição da suporte aos Conselhos no exercício da sua função.
Já Maurilio Jardim, conselheiro do COMPED, em uso da palavra, ressaltou a importância como marco histórico da primeira eleição do COMPED Brumadinho e a necessidade de tornar Brumadinho cada vez mais acessível às Pessoas com Deficiência, idosos e portadores de necessidades especiais e agradeceu a todos pela conquista.
Houve a execução do Hino Nacional Brasileiro, realizada por Delmário Presley, ex-aluno e hoje professor do Projeto Admirável Mundo Novo, do Centro Cultural Casa do Camilo e Danubia Marcelina, intérprete de Libras.