Na tarde da quarta-feira (8), o Instituto de Referência em Resíduos (IRR) juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente apresentaram a prestação de contas da Coleta Seletiva realizada em 2022.
O evento foi realizado na Estação Cidadania e contou com a presença de lideranças comunitárias, catadores de recicláveis, representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Obras, Administração, Planejamento, Turismo e Cultura, além de integrantes das prefeituras de Nova Lima (MG), São José da Lapa (MG) e Foz do Iguaçu (PR) que estiveram em Brumadinho para conhecer o processo de coleta seletiva e utilizar os aprendizados na cidade de origem.
O trabalho de coleta de resíduos é realizado pela Ascabrum, uma associação formada por pessoas de baixa renda a partir de um cadastro feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social. A Ascabrum é um exemplo, referência nas cidades vizinhas e região metropolitana.
Em 2022, o IRR trabalhou na assessoria técnica para elaboração do Plano Municipal de Coleta Seletiva; na ampliação do Serviço Municipal de Coleta Seletiva e no acompanhamento as Organizações de Catadores. Somente no ano passado cerca de 142 toneladas de resíduos foram coletadas pela Secretaria de Meio Ambiente e encaminhadas para a Ascabrum, aumentando a vida útil do aterro sanitário.
De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente, Wagner Donato, os resultados da Coleta Seletiva foram positivos, pois o trabalho foi realizado coletivamente com o envolvimento de diversas secretarias do município. “Um trabalho coletivo para entregar o que a população de brumadinho precisa e merece. Em 2022, a coleta seletiva passou por uma reestruturação de modo a promover o fortalecimento da educação ambiental e do diálogo com a comunidade.
Donato também destacou os próximos passos do trabalho da secretaria. Estão previstos a contratação de um novo veículo (caminhão) para auxiliar os catadores, reforma e revitalização do galpão antigo da sede; novo galpão para atender o interior, implantação de sete centros de educação ambiental e de duas unidades de conservação, além do início dos estudos para a execução de 16 projetos socioambientais.
Além do atendimento a bairros da sede, a expectativa é que a coleta seletiva atenda todo o interior de Brumadinho.