ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em apenas dez meses Prefeitura constrói e inaugura E.M Beatriz Pampuline

28/03/2023 NOTÍCIA

Na noite da segunda-feira (27), a Prefeitura inaugurou oficialmente a Escola Municipal Beatriz Pampuline, no bairro São Sebastião.


Construída com recursos próprios, no tempo recorde de dez meses, a escola possui salas de aulas amplas, um auditório moderno, quadra coberta, smart tvs conectadas à internet e toda infraestrutura para melhor atender aos alunos e professores. A escola já em funcionamento atende cerca de 330 alunos entre 10 e 14 anos. São seis turmas de 6º ano, quatro turmas de 9º ano, uma turma de projeto tempo integral, além de duas turmas de reforço integral.


A Escola Municipal foi a segunda unidade escolar inaugurada na mesma noite. Antes disso, foi realizada a entrega do Centro de Atendimento Educacional Especializado Geraldo Bonifácio, que estava com a construção pela mineradora Vale, desde 2019.


Segundo o diretor da unidade, Mauricio Oliveira Sales, a entrega da escola é uma oportunidade de celebrar o poder da educação. “Temos um ambiente moderno e equipado com tecnologias avançadas, salas de aula espaçosas e bem arejadas, além de uma variedade de recursos pedagógicos”, frisou.

Em seu discurso, o prefeito Nenen da Asa comemorou. “Se inaugurar uma escola é gratificante, inaugurar duas no mesmo dia é maravilhoso! Fazemos isso porque entendemos que todo recurso para a educação e cuidado com os nossos alunos não é gasto, mas sim investimento”, destacou.Ele ressaltou ainda que as duas obras têm recursos do município. O CAEE é uma contrapartida da Vale para o município que estávamos aguardando há alguns anos. Com ela pronta vamos já estamos investindo recursos para colocar o Centro em funcionamento e isso demanda maior investimento do que a obra física.


Já sobre a Escola Municipal Beatriz Pampuline, que foi toda construída com recursos próprios da prefeitura em apenas dez meses, o prefeito enfatizou o fortalecimento da educação. “Temos uma das melhores educação de Minas Graças aos investimentos em infraestrutura e na capacitação de nossos professores. E ainda até o início do ano que vem, se Deus quiser, vamos inaugurar outra escola que estamos construindo lá no bairro Pinheiros. 


Beatriz Pampuline

A escolha do nome da unidade de ensino é uma homenagem à Beatriz de Fátima Assis, popularmente conhecida como Beatriz Pampuline, profissional que viveu a vida em função da Educação.
 
Beatriz contribuiu na elaboração do Estatuto do Magistério Municipal, em parceria com os trabalhadores da rede, além de planejar, aprovar e colocar em prática o Plano de Cargos e Salários dos trabalhadores da Educação Municipal.
 
Foi Secretária Municipal de Educação em dois períodos, quando prestou relevantes serviços à comunidade. Beatriz ainda integrou o quadro docente e administrativo da Faculdade Asa de Brumadinho como professora de Língua Portuguesa I e coordenadora do curso de Letras, vindo a tornar-se Diretora Acadêmica da Instituição
 
A Secretária de Educação, Sônia Barcelos, revelou sentir “um misto de alegria, emoção e orgulho”, ao inaugurar uma escola com o nome de uma pessoa tão importante para a educação de Brumadinho.

Cibele Pampuline, filha da homenageada, destacou o trabalho da educadora na cidade. “Foram notáveis as mudanças e avanços que ela realizou na educação do município. Alegre, carinhosa, sincera e entusiasmada: eu tive a sorte de tê-la como mãe”, contou emocionada.

O evento contou também com a presença da vereadora Alessandra do Brumado que representou o presidente do Legislativo Municipal, Ricardo da Tejucana, do secretário Vanilson Geada (Esportes), do Assessor de de Comunicação, Décio Júnior, da secretária adjunta de educação, Raquel Garcia, além de professores, colaboradores, alunos, pais e comunidade local.