ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em caso de contato com água ou lama da enchente, procure sua Unidade Básica de Saúde e vacine-se!

14/01/2022 NOTÍCIA

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumadinho adverte que algumas doenças podem surgir após inundações. Portanto, é recomendado à população afetada e que teve contato direto com a água e lama contaminada das enchentes que seja avaliada pela equipe de saúde da família mais próxima da sua residência se há a necessidade de vacinação principalmente contra a Hepatite A e o Tétano. 

 

É imprescindível a apresentação do documento de identificação com foto e o cartão de vacina, pois, estará disponível em algumas localidades as vacinas contra hepatite A e tétano dos dias 17 a 19 de janeiro de 7h às 16h.

 

Ressaltamos que pessoas já vacinadas contra a hepatite A não precisam tomar nova dose.

 

Unidades Básicas de Saúde que realizarão a vacinação:

- Aranha

- Centro

- Conceição de Itaguá

- Jota/Planalto

- Marinhos/São josé

- Piedade do Paraopeba

- Progresso/Grajaú

- Retiro do Brumado

- Tejuco

 

Ações de saúde pública pós-enchentes 

 

 

Diante da ocorrência de um desastre de origem natural, como é o caso das fortes chuvas que atingiram Brumadinho recentemente, são necessárias ações direcionadas à atenção integral de saúde da população.

 

As principiais doenças e agravos que podem surgir após inundações são: leptospirose, Hepatite A, diarreias, doenças respiratórias, tétano, febre tifoide, cólera, doenças transmitidas por vetores, parasitoses, acidentes com animais peçonhentos, traumas e transtornos psicossociais.

 

Hepatite A

 

 

A Hepatite A é uma doença viral benigna, autolimitada, de curta duração. É transmitida pela via fecal-oral e está relacionada às baixas condições de higiene pessoal, falta de saneamento básico e contato com água e alimentos que podem estar contaminados. Contribui para a transmissão a estabilidade do vírus da Hepatite A no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes dos indivíduos infectados.

 

A vacina da Hepatite A está indicada prioritariamente para pessoas que tiveram contato com água e lama contaminada das enchentes. A população da área afetada deverá ser avaliada pela equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) no quesito indicação de vacinação.

 

A vacina Hepatite A pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação sem necessidade de qualquer intervalo. Não há contraindicação para a vacina.

 

Tétano

 

O Tétano é uma doença infecciosa aguda não contagiosa, prevenível por vacina, que provoca um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central. Os sintomas mais frequentes são: febre baixa ou ausente; dificuldade de engolir; espasmos ou rigidez muscular da face abrir a boca e de deambular. Com a progressão da doença pode haver disfagia, rigidez de nuca, paravertebral, hipertonia da musculatura torácica, de músculos abdominais e de membros inferiores. Em geral, o paciente mantém-se consciente e lúcido.

 

O modo de transmissão ocorre pela introdução de esporos em solução de continuidade da pele e mucosas (ferimentos superficiais ou profundos de qualquer natureza).

 

A vacinas que protege contra o Tétano é a Dupla Adulto (dT). Disponível no calendário nacional de vacinação a partir dos 02 meses de idade.