Por Moisés Elias
Em uma ação focada na vacinação de crianças, a Secretária Municipal de Saúde juntamente com o Condomínio Estância da Cachoeira, em Casa Branca realizaram na segunda-feira (10), um mutirão com objetivo de completar o esquema vacinal de crianças e adolescentes da região.
Uma equipe de técnicas de enfermagem ficou durante todo o dia em um local reservado na entrada do condomínio, onde foram aplicados os imunizantes. Diversas vacinas foram ministradas como a da Poliomielite, Febre Amarela, contra o HPV, Hepatite A e B; entre outras.
Além de atualizarem o cartão de vacina, as crianças puderam passar o dia no clube com acesso liberado mediante demonstração do comprovante de vacinação, constando todas as doses dos imunizantes de cada faixa etária.
“Foi muito bom estar aqui hoje, pois eles estavam com três vacinas atrasadas, meningite, febre amarela e HPV. Agora é só curtir o clube”, disse Robson Teixeira, pai de Gustavo e Maria Clara, com 10 e 7 anos, respectivamente.
32 atendimentos foram feitos, levando a um total de 60 doses de imunizantes aplicados, incluindo contra a Covid-19.
De acordo com Suemi Pampulini, Referência Técnica em Imunização, Brumadinho apresenta baixa cobertura vacinal, mesmo com as enfáticas campanhas que a Secretaria Municipal de Saúde tem efetuado. “Acredito que não procurar os PSF’s para vacinar a criança, seja uma opção da família, muito em decorrência de fake news recebidas. A pessoa não tem o conhecimento técnico - ela escuta informações distorcidas, que não são verídicas e depois se sente resistente em levar o filho para se vacinar, analisa.
Com esse quadro preocupante, doenças que haviam sido erradicadas no Brasil há anos, estão retornando. Caso da Poliomielite que deixa sequelas irreversíveis e pode levar até à morte.
“Nós não podemos perder tudo que foi conquistado por causa da desinformação ou do relaxamento. É importante que os pais levem seus filhos para se vacinar. Nossos PSF's estão abertos de segunda a sexta-feira, e não é necessário agendamento”, completou.