Em reportagem publicada pelo jornal “O Tempo” no dia 07 de fevereiro, o secretário de Estado de Cultura e Turismo citou a recuperação da igreja Nossa Senhora da Piedade, em Piedade do Paraopeba, distrito de Brumadinho, como parte do investimento que o Governo do Estado quer fazer no Município com os recursos do acordo feito com a Vale. No entanto, a igreja está sendo restaurada pelo Município, em uma obra que teve início ainda em 2019, num projeto dividido em três etapas.
Segundo o secretário de Turismo e Cultura de Brumadinho, Marcos Amabis, a desinformação do Governo do Estado pode fazer com que os recursos que vieram para Brumadinho não sejam realmente compensatórios para o Município. “O turismo foi um dos setores mais impactados pela tragédia. Fomentar é importante e temos projetos para isso, como a construção do teleférico entre o Topo do Mundo e o Palhano e a criação do corredor que liga o interior de Brumadinho ao Inhotim. Mas é preciso que o Estado escute o município e a população, para que os recursos sejam de fato investidos em obras que possam gerar emprego e renda e a recuperar o turismo local”, disse.
A Igreja de Piedade, datada do século XVIII, teve a primeira fase de restauração concluída no ano passado, quando foram refeitos os elementos estruturais como estacas raízes, drenagem, coro e telhado. “Nessa etapa investimos R$ 500 mil do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural de Brumadinho”, lembrou Amabis.
A segunda fase da restauração que está em andamento consiste na execução de recuperação do forro, piso, cantarias, a construção de um novo acesso ao coro entre outras intervenções. O valor do investimento é de R$ 1 milhão, recurso conseguido pelo município via Lei Rouanet.

“Essa é uma fase importante que está sendo fiscalizada por nossa equipe de Patrimônio Cultura da Secretaria junto com representantes do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Brumadinho. Mas é importante ressaltar que a restauração da Matriz é um projeto coletivo que tem a participação da Prefeitura, Mitra Arquidiocesana, Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e munícipes.