Por Moisés Elias
Fechando as ações do Setembro Amarelo que mobilizou todos os setores da saúde em prol da prevenção ao suicídio, na sexta-feira (30/09), nas instalações da Policlínica foi realizado pelos servidores um fechamento simbólico da campanha. Em um clima bastante descontraído, com música, dinâmicas e brindes, os profissionais puderam ter um momento de relaxamento.
Explorando o tema “Você é Valioso”, o encontro trouxe discussões sobre a importância do desabafo e do acolhimento em momentos de dificuldade, onde, muitas vezes, poder escutar e oferecer um abraço, pode fazer toda a diferença para uma pessoa em estado de vulnerabilidade emocional.
Classificado como epidemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o suícido é responsável por tirar a vida de uma pessoa a cada 40 segundos no mundo, de acordo com dados divulgados pela entidade internacional. No Brasil, os números também são preocupantes, visto que o país ocupa a 8° posição no ranking entre as nações onde as pessoas mais atentam contra a própria vida.
Fato que merece ser encarado com seriedade pelos serviços públicos de saúde e toda sua rede assistencial. Em Brumadinho, os atendimentos voltados ao cuidado mental podem ser encontrados nos PSF’s, na UPA e também no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
“Nós estamos sempre buscando valorizar a vida, procurando acolher aquela pessoa que está dentro de sua casa silenciosa e mostrar para ela que nós estamos aqui, de segunda a segunda, de braços abertos e preparados para atendê-la. Então, não fique calado, busque ajuda converse e desabafe. Alertou Lizia Ferreira, coordenadora do Centro de Operações Emergenciais de Brumadinho.
No município, a porta de entrada para um acompanhamento psicológico acontece por meio dos Postos de Saúde, onde o usuário consegue efetuar a marcação através de uma avaliação inicial e, consequentemente, dar seguimento ao tratamento se necessário.