Devido ao aumento de casos confirmados de Covid-19 em Brumadinho e, consequentemente, crescimento do número de internações, as ações de combate à doença foram intensificadas na virada de novembro para dezembro, a começar pelas redes sociais, onde foram disponibilizados telefones para denúncias e dúvidas.
Protocolos de prevenção para o comércio - Na manhã de hoje, 2/12, a Força-Tarefa retomou com a fiscalização dos comércios, onde está preenchendo fichas de avaliação comercial para saber se continuam cumprindo os protocolos de prevenção ao coronavírus, necessários para o seu funcionamento. A Força-Tarefa verifica se há disponibilidade de álcool em gel na entrada e em várias partes do ambiente e se orientam os clientes a fazerem uso dele; se utilizam mensuração corporal também na entrada; se alguém da empresa foi afastado por suspeita ou confirmação de Covid-19; se todos os funcionários e clientes usam máscaras corretamente; se respeitam a distância de uma pessoa a cada cinco metros quadrados; se o proprietário encaminha para o sistema de saúde os colaboradores com sintomas da doença e, ainda, quais as condições do estabelecimento para o enfrentamento do coronavírus.
Adequações - Caso o estabelecimento não tenha aderido aos protocolos, os profissionais orientam sobre as adequações emergentes e necessárias. O cliente deve exigir que o estabelecimento comercial cumpra as regras de prevenção ao coronavírus, para a sua própria segurança. A prevenção é coletiva e dever de todos.