Durante coletiva de imprensa realizada nesta manhã (8), na Cidade Administrativa, o governador do Estado, Romeu Zema, informou que Minas Gerais só tem estoque de sedativo para mais um ou dois dias. Segundo ele, a baixa no estoque é reflexo de uma mudança no Ministério da Saúde e do aumento da procura pelo medicamento. “Corremos o risco de pacientes intubados acordarem porque faltou sedativo, e sabemos que isso não pode ocorrer de forma alguma”, frisou.
Diante deste estado calamitoso da pandemia, a Secretaria de Saúde e o Coes de Brumadinho pedem para que as pessoas respeitem a ‘onda roxa’, porque a falta do sedativo reflete no municipio. Alertaram que a prevenção contra a Covid é a melhor opção neste momento em que começam a faltar medicamentos importantes no tratamento da doença. “É preciso redobrar a atenção no uso de máscaras, álcool em gel, lavagem das mãos e sair de casa para o estritamente necessário”.
Em dois dias foram registradas mil mortes no Estado. Em Brumadinho, até o último boletim (7) foram oficializados 47 óbitos desde o início da pandemia.