As fortes chuvas dos últimos dias acarretaram no transbordamento de córregos na região do Tejuco. O grande volume pluviométrico (80mm) fez com que a água carregasse barro, lama, material orgânico e outros elementos da mineração.
A Defesa Civil foi acionada e informou que o volume de chuva foi muito alto, além do normal, e que a lama que desceu não é de barragem, já que a Tejucana e a Mineral do Brasil não possuem a estrutura e fazem mineração à seco.
Na ocorrência uma casa foi danificada.
Representantes da Prefeitura estiveram no local cobrando providências das mineradoras. A Defesa Civil, junto com as Secretarias de Obras e Meio Ambiente, vai acompanhar os trabalhos no local.
Número de atendimentos
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, até às 9h da manhã de quarta-feira (12/01) 1.638 famílias foram atendidas, 887 pessoas estão desalojadas, 305 desabrigadas e 1.182 pessoas foram atendidas.
Com o recuo das águas a Prefeitura inicia o trabalho de limpeza da cidade. Hoje pela manhã, equipes das secretarias do Obras, de Meio Ambientes e de Agricultura já iniciaram os trabalhos em vários pontos do município.
De acordo com a Defesa Civil os acessos a Brumadinho via Casa Branca/Córrego do Feijão; Sarzedo/Mineral do Brasil/Tejuco; Bonfim/Igarapé/Brumadinho estão liberados.