ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Guerra contra a Covid-19 - Coes pede para a população evitar aglomerações neste fim de semana e feriado

04/12/2020 NOTÍCIA

 

   

Com o relaxamento do cumprimento dos protocolos do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde e do Decreto Municipal 178 que regulamenta serviços e atividades em Brumadinho, o número de pessoas contaminadas pelo coronavírus voltou a crescer no município. E a quantidade de pacientes internados devido a agravamentos da doença é a maior desde o início da pandemia. Até ontem, 3/12, eram 15 brumadinhenses se tratando no Hospital de Campanha e em redes hospitalares particular e pública.    

Festas e aglomerações não são permitidas – Um problema que o município tem enfrentado nesta pandemia é a realização de festas fechadas, muito mais do que antes do coronavírus. Elas são realizadas nos condomínios, sítios e nas casas em áreas urbanas, onde é comum três festas numa mesma rua ao mesmo tempo. A Força-Tarefa não consegue controlar reuniões fechadas. Por isso, o Coes Municipal de Prevenção ao Cononavírus pede que a população evite participar de encontros sociais neste fim de semana e feriado, para evitar a contaminação, frisando que pessoas com boa imunidade não apresentam sintomas, mas transmitem o vírus para o próximo. Festa só acontece se tiver público. No entanto é importante que todos tenham responsabilidade com sua saúde não participando destes eventos onde a contaminação é fácil.    

 

 Protocolos de prevenção – O Coes orienta que na realização de compras em supermercados, comércio e idas aos bancos o ideal é ir um adulto por família, evitando a circulação de crianças e idosos em ambientes fechados.   Usar máscara, lavar as mãos com água e sabão, fazer a desinfecção com álcool em gel e evitar aglomerações deve se tornar rotina, pois quando a vacina chegar vai atender aos grupos prioritários: idosos, profissionais de saúde, doentes crônicos, para depois ser acessível à população, o que pode demorar.