ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Informação sobre o autismo marca seminário realizado pelo Capsi

31/03/2023 NOTÍCIA

 

Na tarde da quinta-feira (30), a Secretaria de Saúde de Brumadinho, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), realizou o Seminário de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro realizado na Câmara contou com a presença de pais, usuários do Capsi e profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social.

 

2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem como objetivo promover informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito.

 

Durante o evento, houve palestras sobre o tema e a apresentações culturais de crianças e do grupo CANTACAPS. Os pequenos Bernardo Rocha e Miguel dos Santos (alunos do Capsi) e o morador de Brumadinho Rafael Nunes encantaram o público com voz e teclado.

 

O secretário de Saúde, Eduardo Diniz Callegari, reforçou a importância do evento. “Mais informação e menos preconceito é o que precisamos”.

 

Para a psicóloga da Saúde Mental no Capsi, Katrine Carneiro, “dia 2 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, é um dia importante para que mais pessoas possam compreender o que é o autismo, de forma que seja possível combater o preconceito e a discriminação com as pessoas no espectro. O evento foi realizado pela equipe do CAPS Infantojuvenil com todo carinho e respeito. Nos foi proporcionado um espetáculo feito pelos nossos meninos, Bernardo,
Miguel e Rafael. Mais uma vez agradecemos a presença de todos”, finalizou.

 

O que é TEA?

 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico. As principais características do autismo se manifestam na dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, além da dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

 

A utilização do termo espectro se explica porque o autismo pode variar numa gradação de casos mais leves a mais graves.

 

O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais e de comunicação, porém, terapias adequadas podem auxiliar os indivíduos com TEA a ter uma melhor relação com o mundo.