Covid – 19, sintomas e testes – As profissionais iniciaram a abordagem ao tema explicando o que é a doença e quais são seus sintomas, enfatizando que pessoas com imunidade boa podem não apresentá-los, mas passam o vírus para outras. Elas aconselharam os ouvintes a procurar o serviço de saúde caso tenham sintomas gripais como coriza no nariz, febre, tosse, dores no corpo, pois só o médico pode dar o diagnóstico clínico, já que os testes disponíveis precisam cumprir protocolos para um resultado confiável. SWAB nasal, por exemplo, é indicado para quem tem sintomas do vírus. Caso seja feito em pessoas assintomáticas pode dar falso negativo. Já o sorológico, IGM e IGG, tem resultado mais confiável se for realizado 14 dias contados a partir do primeiro dia de sintoma. Se o prazo não for respeitado o teste pode resultar em falso negativo. “Entretanto, a clínica médica é soberana para diagnosticar a doença. E, caso o diagnóstico seja positivo é importante comunicar aos familiares, amigos, colegas de trabalho, para que fiquem alertas aos sinais e sintomas e façam o isolamento social”, destacam.
Máscara, álcool em gel, distanciamento social e vacina – Segundo as profissionais é importante cumprir os protocolos: usar máscara, lavar as mãos várias vezes ao dia, passar álcool em gel e evitar colocar as mãos no rosto ou na máscara ou em outras pessoas. Esses protocolos precisam fazer parte da rotina e não apenas eventualmente. E para os serviços essenciais, como supermercados, comércio e bancos, é importante eleger apenas uma pessoa da família. Crianças e idosos devem ser poupados desses afazeres. As crianças também são contaminadas e precisam se acostumar a ter os mesmos cuidados dos adultos.
A Vacina ainda não está disponível e quando estiver vai seguir o cronograma de grupos prioritários: idosos, profissionais de saúde, doentes crônicos, para depois ser acessível a todos, o que indica que a população vai ter que conviver muito tempo com os protocolos preventivos.
Dia 11/12, às 11h, os profissionais de Saúde retornam à Regional FM para dar mais informações sobre o combate ao coronavírus.