Neste mês, as ações voltadas para a saúde da mulher ganham destaque. A campanha Março Lilás tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o combate ao câncer de colo de útero. O câncer de colo de útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV).
O exame ginecológico, conhecido como Papanicolau, é uma maneira de prevenir que alterações pré-cancerígenas precoces evoluam para o câncer. Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolau indica se a mulher tem alguma outra infecção que precisa ser tratada.
Em Brumadinho, o rastreamento do câncer de colo de útero começa na Atenção Básica à Saúde. O Papanicolau é realizado nas unidades básicas de saúde (UBS). Todas as mulheres que têm ou já tiveram vida sexual são submetidas anualmente ao exame preventivo.
Quando são encontradas alterações visíveis no colo do útero, as pacientes são encaminhadas para a Atenção Secundária, para atendimento com o ginecologista na Policlínica.
O especialista faz os exames necessários para verificar a existência de câncer. Em casos positivos para o câncer de colo de útero, as pacientes são encaminhadas para a unidade de Oncologia de referência, na cidade de Betim.
Se você é mulher e ainda não fez o Papanicolau no último ano, procure a UBS mais próxima de sua casa. Fazer o exame anualmente é uma maneira de identificar de forma precoce alterações pré-cancerígenas e prevenir que evoluam para o câncer de colo de útero.