Em ofício encaminhado ao governador Romeu Zema (NOVO) no dia 11 de janeiro, o prefeito Nenen da Asa (PV) solicitou ao Estado que isente os moradores e comerciantes de Brumadinho das tarifas de água, esgoto e de energia elétrica. O pedido inclui ainda o setor industrial afetado pelas chuvas.
De acordo com o prefeito o pedido tem como objetivo “amenizar os impactos negativos da calamidade pública” pela qual passou o município. “Esse é o momento de unir forças para que as pessoas e o município possam se recuperar. A prefeitura vai oferecer um auxílio emergencial para quem foi atingido, mas é importante que o governador Romeu Zema olhe para as pessoas de Brumadinho”, disse Nenen da Asa.
A solicitação de isenção está respaldada pela Lei Estadual nº 23.797/21 que versa sobre a isenção a atingidos por enchentes em Minas Gerais. “Essa é uma Lei que permite que a Copasa e a Cemig deem a isenção, mas é preciso autorização do governador, e temos esperança que ele possa nos atender”, ressaltou.
Além do pedido de isenção o prefeito Nenen da Asa encaminhou um projeto para a Câmara Municipal que se aprovado vai garantir um auxílio emergencial de R$ 5 mil, para quem teve imóvel ou comércio afetado pela enchente.