ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Outubro Rosa: A importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

25/10/2022 NOTÍCIA

Por Thamara Amana

 

O mês de outubro é marcado pela disseminação de informações e conscientização sobre o câncer de mama, com o intuito de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento da doença e contribuir para a redução da mortalidade.

 

Em Brumadinho, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem mobilizado todos os setores em prol da campanha e realizado diversas ações com a população.

 

Para dar início às ações do Outubro Rosa, o Complexo Hospitalar Valdemar Assis Barcelos realizou um mutirão de exames de mama no sábado, dia 8 de outubro. Ao abrir agenda extra no sábado é possível atender às mulheres que, por conta do trabalho semanal, não conseguem realizar seus exames de segunda a sexta-feira. Assim, além de manter zerada a fila de espera de ultrassonografias de mama, o hospital consegue reduzir a demanda crescente de mamografias encaminhadas pelas unidades de saúde de Brumadinho e de cidades vizinhas, que são atendidas de acordo com pactuação de procedimentos entre os municípios. 

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em maio de 2022 o Brasil contava com 6.642 mamógrafos, destes, 672 estão em Minas Gerais e Brumadinho faz parte do seleto grupo de municípios que disponibilizam esse serviço de forma gratuita, pelo SUS.

 

“Brumadinho tem aparelhos de excelente qualidade. Em outras cidades os pacientes têm que ir longe para realizar seus exames e aqui temos um mamógrafo de última geração. Além das imagens terem ótima resolução, ele comprime aproximadamente 30% menos que os aparelhos mais antigos, oferecendo mais conforto à mulher e ajudando a desmistificar os preconceitos em torno do exame”, afirmou Vanderlúcia Mendes, responsável técnica da mamografia.

 

Identificar o câncer de mama nas fases iniciais é o maior aliado para um tratamento eficaz, aumentando assim as chances de cura e também a qualidade de vida. De acordo com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), as chances de cura de câncer de mama diagnosticados precocemente podem chegar a 95%.

 

“Exames de imagem como a mamografia não previnem o aparecimento do câncer de mama, mas é de suma importância para que ele não seja diagnosticado numa fase mais avançada, aumentando as possibilidades de tratamento e cura”, finalizou.