Por Moisés Elias
Encerrando as ações do Outubro Rosa, Servidoras do Hospital Municipal, na sexta-feira 28/10, participaram de uma palestra voltada para a conscientização e a importância de se prevenir contra o câncer de mama.
Realizada pela diretoria do hospital com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, o evento reuniu cerca de 50 mulheres, de diversas faixas etárias, que atuam em diversas áreas da unidade hospitalar.
A palestra marcou o fim de uma campanha que mobilizou não só a máquina da saúde em Brumadinho, mas outros setores da administração pública e da sociedade civil.
“Toda mulher precisa conhecer o corpo dela e tudo que foge da normalidade. Conversar é muito importante também, às vezes a gente deixa de falar com uma amiga ou com uma vizinha que seja, da importância de passar pelo exame de mamografia, e nisso esquecemos de proliferar essa prática que pode salvar vidas, enfatizou Gláucia Alves, enfermeira e palestrante de saúde.
Em Brumadinho é possível marcar o exame por meio dos PSF’s, que fazem o encaminhamento para realização do procedimento, que é feito no Hospital Municipal, que dispõe de um moderno aparelho de mamografia.
Somente no mês de outubro foram realizados 200 ultrassons de mama e mais 250 exames de mamografia pela rede pública, números que ilustram uma grande conscientização por parte das mulheres no município.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a doença é a maior causa de óbitos entre mulheres no Brasil, fato que colabora para a importância de mulheres que tenham mais de 40 anos de idade, realizarem o exame de mamografia anualmente.
“A prevenção é uma ação contínua, que precisa ocorrer durante todo o ano. Aproveito para fazer um apelo a todas as mulheres. A saúde em Brumadinho está de portas abertas para vocês, aproveitem o que essa estrutura oferece e não deixem de se cuidar”, declarou Fernanda Rezende, Secretária Adjunta de Saúde.