Por Thamara Amana
Devido às fortes chuvas que atingiram Minas Gerais nos últimos dias e o aumento do nível das águas do Rio Paraopeba, a Prefeitura de Brumadinho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, acionou no sábado (07/01) o Plano de Contingência contra enchentes elaborado em conjunto com a Defesa Civil. As ações de caráter preventivo tiveram como finalidade diminuir os impactos das chuvas no município.
Com um trabalho diretamente voltado para o acolhimento e suporte às pessoas em situação de risco, a Secretaria de Desenvolvimento Social acionou também o chamado Plano de Ação Social e de Saúde, que por meio do CRASEC, (Centro de Referência de Assistência Social Especializado em Calamidades), que tem como foco tratar diretamente as pessoas que estão sendo afetadas pelas chuvas.
“Não podemos prever uma calamidade, mas podemos nos preparar para que, se caso acontecer, possamos saber quais ações devem ser executadas. O plano foi acionado no sábado e em menos de uma hora o plantão/equipe já estavam posicionados e preparados para auxiliar a população e prestar todo suporte às famílias que solicitaram atendimento”, ressaltou Christiane Passos, Secretária de Desenvolvimento Social.
Apesar de não ter registrado ocorrências de alagamentos em casas no município, o CRASEC atendeu, até o fechamento desta matéria, mais de 160 pessoas. Destas, seis famílias foram preventivamente para os dois abrigos disponibilizados pela Prefeitura e outras 14 famílias optaram por se alojarem na casa de familiares e amigos.
Por meio de ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, as famílias que estavam nos abrigos receberam todo suporte, desde alimentação e higiene pessoal até atendimentos psicológicos caso fossem necessários.
Na noite de quinta-feira (12/01), com a autorização da Defesa Civil, foi realizado o transbordo dos bens materiais das famílias e elas puderam retornar para seus lares em segurança.
A Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Social seguem em estado de alerta, monitorando o nível do Rio Paraopeba, encostas e áreas vulneráveis à chuva de Brumadinho e região.
“Não podemos baixar a guarda, nossos servidores estão de prontidão caso precisem ser acionados. O nível do rio baixou, mas estamos em período chuvoso, temos que estar atentos e não podemos desconsiderar a força e as ações da natureza”, destacou.
A Secretária da pasta alertou ainda sobre a importância de acionar a Defesa Civil ou o CRASEC-SAÚDE caso o cidadão presencie alguma situação de alerta ou desconforto, as equipes estão disponíveis 24 horas para atender aos chamados pelos telefones:
Defesa Civil: 199 ou 97138-6993
CRASEC-SAÚDE: 99741-3271 ou 99550-7809
SAMU: 192