O Prefeito Nenen da Asa se reuniu hoje (4/02) com o Secretário de Estado de Infraestrutura, Fernando Marcato, para garantir que pelo menos 30% dos recursos do acordo entre Vale e Estado venha para Brumadinho.
"Esse é um acordo que foi feito sem a participação de Brumadinho, mas com uma tragédia que aconteceu aqui. Então é justo que os investimentos do Estado sejam feitos aqui", disse.
Nenen explicou que investimentos para melhorar o abastecimento de água em Parque da Cachoeira, Massangano, São José, Palhano, Casa Branca e outras localidades do interior é urgente. "Não é justo nossa água abastecer BH e nossa gente ficar sem água", pontuou.
Ele pediu ainda investimentos em projeto de captação e tratamento de esgoto, iluminação, melhoria viária e para equipar o novo Hospital.
Nenen também pediu investimentos para infraestrutura do Distrito Industrial, previsto no Plano Diretor, e uma ligação direta com a BR-381. "Precisamos de uma nova estrada para que as empresas que vierem tenham facilidade de escoar suas produções, e nisso o Estado também pode nos ajudar.
O prefeito sinalizou ainda que o atual projeto do Rodoanel que o Estado quer construir para ligar as BRs 381 e 040, pode causar um dano ambiental importante na região de Casa Branca. "Do jeito que está sse projeto não beneficia Brumadinho em nada. Tem que dar um jeito de passar próximo ao Inhotim e a área do Distrito Industrial e preservar Casa Branca e a Serra da Calçada", disse.
Nenen disse que o Secretário se propôs a vir em Brumadinho para que os projetos sejam discutidos em conjunto. O encontro deve acontecer depois do carnaval.
"Expliquei que nosso município demanda de investimentos para melhorar o abastecimento de água no Parque da Cachoeira, Massangano, São José e em outras localidades do Interior e da Sede."
.
"Também pedi investimentos para infraestrutura do Distrito Industrial e uma ligação direta desta área para a BR-381."
.
"Garantir alterações no projeto do Rodoanel e preservar Casa Branca também foi pauta na nossa reunião."
.
O secretário disse que virá em Brumadinho depois do carnaval para que os projetos sejam detalhados e construídos em conjunto.