Prefeitura cria Central de Ambulâncias e anuncia reforma do PSF do Aranha e UAI de Piedade
05/03/2021
NOTÍCIA
A partir do dia 15 de março começa a funcionar em Brumadinho a Central de Ambulâncias, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde que visa agilizar o atendimento aos pacientes em todos os distritos, bairros e comunidades rurais e quilombolas. O projeto, prevê a permanência de ambulâncias na UPA, em Casa Branca, no Aranha além da UTI Móvel que permanece em Piedade do Paraopeba.
De acordo com a secretária da Pasta, Lilian dos Santos, a Central funcionará nos moldes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. “Como não temos o SAMU em Brumadinho, deixamos as ambulâncias estrategicamente localizadas em diferentes regiões do Município. Quando o paciente acionar a Central, o atendente avisa a ambulância mais próximas para que ela faça o atendimento rápido e com segurança”, explicou.
Além da criação da Central de Ambulâncias, a Secretaria vai reformar a Unidade de Saúde de Piedade do Paraopeba e o PSF do Aranha, que terá os serviços de psicologia e fisioterapia ampliados.
A Central de Ambulâncias passa a funcionar no próximo dia 15 de março e o atendimento será feito pelo telefone: (31) 3571 3060 ou pelo 192.
Mudanças em Sâo José
Com a Criação da Central das Ambulâncias a ambulância que estava em Sâo José será deslocada para o Aranha que pela geografia está estratégicamente localizada. "Se há uma paciente em São Jo´se, Marinhos, em Coronel Eurico ou qualquer outra comunidade, a ambuLãncia consegue ser acionada pela Cantral e se desloca rapidamente para o atendimento", explicou Lilian.
Com as alterações São José passa ter um Ponto de Apoio já que o núemro de atendimentos é rreduzido. Contudo, a secretaria irá manter o atendimento com técnicos, continuará com a distribuição de medicamentos e haverá atendimento mpedico semanalmente.