ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Brumadinho inaugura duas unidades de ensino no município

23/03/2023 NOTÍCIA

A Escola Municipal Beatriz Pampuline foi construída com recursos próprios, no tempo recorde de dez meses.

 

 

Na próxima segunda-feira (27), a Prefeitura Municipal de Brumadinho, por meio da Secretaria de Educação, entregará duas unidades educativas para a população. Os eventos contarão com a presença do prefeito Nenen da Asa, da secretária de Educação, Sônia Barcelos, além de professores, colaboradores, alunos, pais e comunidade local.

 

Às 18h, será realizada a inauguração do Centro de Atendimento Educacional Especializado Geraldo Bonifácio de Sales, no bairro Jota. Por sua vez, às 19h30, será o momento da oficializar a inauguração da Escola Municipal Beatriz Pampuline, no Bairro São Sebastião.

 

Centro de Atendimento Educacional Especializado Geraldo Bonifácio de Sales

 

Construído com recursos oriundos de acordo com a Mineradora Vale, mas com todo o projeto psicopedagógico, materiais, bem como equipe multiprofissional disponibilizada pela Prefeitura, o centro de tratamento especializado atenderá crianças com transtornos diversos como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, Deficiência Intelectual, Deficiência Motora, entre outros.

 

Toda criança ou adolescente que estude na rede municipal e seja pertencente à educação inclusiva, poderá usufruir do atendimento no Centro, que será realizado no contraturno.

 

Um time de profissionais capacitados em cada área específica estão preparados para receber os estudantes.

 

Uma homenagem ao Lolota

 

Geraldo Bonifácio de Sales, conhecido como Lolota, começou a andar após os sete anos de idade, tinha dificuldade na fala e também na coordenação motora. Mesmo com todas as limitações, estudou, andou de bicicleta, tirou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e foi treinador do time de futebol de salão Sparta.

 

No final dos anos 70, a inclusão não era um tema debatido pela sociedade e ainda havia grande preconceito pelas diferenças, mas Lolota conseguia se incluir em todos os grupos. Por ser muito comunicativo e entrosado, ele mesmo abriu as portas da inclusão.

 

Geraldo foi uma pessoa à frente do seu tempo e certamente um exemplo a ser seguido, batalhou por um objetivo: apesar de todas as suas limitações, ele só queria viver a vida em toda a sua dimensão e conseguiu.

 

Escola Municipal Beatriz Pampuline

 

Construída com recursos próprios, no tempo recorde de dez meses, a escola possui salas de aulas amplas, um auditório moderno, quadra coberta, smart tvs conectadas à internet e toda infraestrutura para melhor atender aos alunos e professores. A escola já em funcionamento atende 307 alunos entre 10 e 14 anos. São seis turmas de 6º ano, quatro turmas de 9º ano, uma turma de projeto tempo integral, além de duas turmas de reforço integral.

Quem foi Beatriz Pampuline?

Nascida em 12 de maio de 1957, Beatriz de Fátima Assis, popularmente conhecida como Beatriz Pampuline, viveu a vida em função da Educação.

 

Durante o curso de Magistério, foi escolhida e indicada pela professora de Didática para aplicar testes de alfabetização em todas as primeiras séries da rede municipal de ensino.

 

Beatriz inspirou a Educação em Brumadinho. Durante dez anos exerceu a direção de duas escolas (Escola Estadual Paulo Neto Alkmim e Escola Estadual Padre Machado).

 

Em 1991, assumiu a Secretaria Municipal de Educação. Seu trabalho frente à pasta foi o marco de uma arrancada para a evolução da educação municipal. Em um ano e meio de trabalho foi responsável pela criação das pré-escolas na zona Raul de Brumadinho, criou o curso regular de suplência que atende com especial atenção à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também introduziu no município cursos profissionalizantes em parceria com o Senai.

 

Contribuiu na elaboração do Estatuto do Magistério Municipal, em parceria com os trabalhadores da rede, além de planejar, aprovar e colocar em prática o Plano de Cargos e Salários dos trabalhadores da Educação Municipal.

 

Em 1997, pela segunda vez, foi nomeada Secretária Municipal de Educação, durante esta passagem prestou, ainda, relevantes serviços gratuitos à comunidade. A partir de agosto de 2001, passou a integrar o quadro docente e administrativo da Faculdade Asa de Brumadinho como professora de Língua Portuguesa I e coordenadora do curso de Letras, vindo a tornar-se Diretora Acadêmica da Instituição

 

SERVIÇOS

Centro de Atendimento Educacional Especializado Geraldo Bonifácio de Sales

Dia 27/03/2023 (Segunda-Feira)

Horário 18h

Local: Rua Rio Paranaíba, 111 – Bairro Jota

Escola Municipal Beatriz Pampuline

Dia 27/03/2023 (Segunda-Feira)

Horário: 19h30

Local: Rua Belo Horizonte, 146 – São Sebastião