Na manhã de terça-feira (18/01) a equipe do Departamento de Avaliações e Perícias (DAP) da Prefeitura de Brumadinho esteve colhendo material e avaliando a situação da encosta da serra na região do condomínio Retiro do Chalé. O trabalho da perícia conta com apoio de um geólogo, um engenheiro civil e um engenheiro de minas. A Defesa Civil de Brumadinho acompanhou os trabalhos.
No sábado, (08/01/22) uma avalanche de terra desceu e atingiu um carro que passava pela estrada que dá acesso ao topo do mundo, matando 5 pessoas. Uma casa também ficou destruída.
De acordo com Cristiano da Silva, coordenador do DAP, a prefeitura não vai fazer a liberação da estrada até que se possa oferecer segurança de quem passa pelo local. “O solo ainda está úmido e temos chuvas ocasionais para os próximos dias. Mas vamos fazer uma avaliação para que possamos oferecer segurança às pessoas que passam e moram por aqui”.
Até que todo o trabalho seja concluído, a estrada segue totalmente interditada no caminho do Topo do Mundo ao condomínio Retiro do Chalé. Os caminhos alternativos são por Piedade do Paraopeba e Casa Branca.