ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura e Retiro do Chalé vão trabalhar juntos em projeto para conter encosta na Nair Drumond

03/02/2022 NOTÍCIA

Em decisão conjunta Prefeitura e moradores do condomínio do Chalé vão reunir técnicos para iniciar um estudo que indique a melhor ação para contenção da encosta da Serra da moeda, na região da estrada Nair Drumond. A estrada está interditada desde o último dia 17 por conta de risco iminente de desmoronamento de pedra, depois que uma avalanche desceu da encosta com as fortes chuvas no dia 08 de janeiro, matando 05 pessoas que passavam pela estrada e destruindo uma casa dentro do condomínio.

 

Ao ser cobrado pela imediata liberação do tráfego, o prefeito Nenen da Asa ponderou e disse que uma liberação sem contenção é colocar a vida de pessoas em risco. “Eu entendo a demanda dos moradores do Retiro, mas eles têm duas alternativas seguras que os levam até a BR-040, enquanto tem gente que está completamente isolada, como é o caso dos moradores da Grota do Tatu, de Rodrigues e dos Pires por exemplo. O caminho por Piedade exige andar um pouquinho mais, mas é uma saída. Nós vamos trabalhar sim para liberar a Nair Drumond o mais rápido possível, mas não é tão urgente quanto outras demandas que temos”, disse.

 

Em reunião na Prefeitura, as equipes da Secretaria de Obras, Defesa Civil e do Departamento de Análise e Perícia (DAP) fizeram uma apresentação técnica mostrando os riscos existentes e as medidas que devem ser tomadas. De acordo com Cristiano da Silva, Coordenador do DAP, há necessidade de um estudo preliminar. “Não podemos simplesmente entrar com máquinas e colocar a vida dos trabalhadores em risco, pois pode haver uma movimentação de solo e a gente não sabe o que pode descer do alto. Mas vamos trabalhar juntos para definir a melhor estratégia”, disse.

 

Também estiveram presente os secretários Wallison Luiz (Obras), Alcimar Barcelos (Meio Ambiente), Guti da Premoldados (Governo) e Vanilson Geada (Esporte), este morador da região.

 

Na segunda-feira, geólogo e engenheiros da prefeitura, um geólogo de uma empresa cedida pela Vale e um geólogo do Retiro do Chalé vão se reunir para iniciar os estudos. A Defesa Civil vai liberar uma outra área de desmoronamento dentro do Retiro, para que a associação de moradores possa fazer a retirada de pedras que existem no local.