ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura emite o primeiro Certificado de Serviço de Inspeção Municipal

08/11/2022 NOTÍCIA

Por Thamara Amana

 

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é um sistema de controle que avalia a qualidade da produção de alimentos de origem animal. 

 

A prefeitura de Brumadinho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entregou na terça-feira (08/11) o primeiro certificado SIM do município. 

 

O documento foi entregue ao produtor de queijos, Marcelo Botelho, pelas mãos do Secretário de Agricultura, José Eustáquio e do veterinário Iury Caldeira, um dos responsáveis pela inspeção em Brumadinho. 

 

O certificado SIM assegura que o produto/produtor segue os parâmetros sanitários necessários, assim, os consumidores podem ter certeza que estão comprando um produto de qualidade, com origem e processamento conhecidos.

 

O Serviço de Inspeção Municipal controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos, queijo, ovos, mel e doces. Monitora e inspeciona a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Também incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.

 

Iury explicou que o SIM é exigido para que os produtores que produzem ou processam alimentos de origem animal possam comercializar esses produtos nos mercados municipais, o selo regulariza estes alimentos dando aos consumidores finais a garantia de que o produto é de procedência. 

 

Marcelo Botelho, é produtor de queijo há mais de 35 anos, e fez a solicitação do SIM, para conseguir comercializar seus produtos nos estabelecimentos locais e não depender exclusivamente de encomendas. 

 

“A expectativa agora é das melhores. Antes de solicitar a certificação eu estava desanimado e até pensando em encerrar nossas atividades. Fui informado sobre a possibilidade de conseguir o SIM e procurei a Secretaria de Agricultura, onde fui motivado pelos inspetores e desde então eles nos orientaram e guiaram algumas mudanças que facilitaram nossa produção. Estamos seguindo todas as orientações e realmente tem tornado nossa produção mais ágil e fácil. Agora, com o SIM em mãos, em breve nossos produtos estarão nos supermercados”, ressaltou.

 

O Secretário José Eustáquio destacou que este é um dos investimentos que a Secretaria de Agricultura tem feito para fomentar o comércio dos produtos produzidos no município e que este é o primeiro de muitos certificados que serão entregues aos produtores brumadinhenses.