ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura envia amostras de água e lama das enchentes para análise

18/01/2022 NOTÍCIA

Devido às enchentes que devastaram a região do Rio Paraopeba no início de janeiro de 2022 e à lama espessa que tomou conta das cidades após os alagamentos, as prefeituras das cidades mais atingidas se reuniram para promover uma análise técnica das amostras, que verificará a presença ou ausência de materiais tóxicos provenientes de mineração.

 

Na tarde desta segunda-feira (17), uma equipe técnica composta por um geólogo, um biólogo especialista em mineração, um engenheiro agrimensor e um perito da Prefeitura de Brumadinho, participaram das coletas de amostras de água e lama próximo ao leito do Rio Paraopeba e também no interior de residências atingidas pelas enchentes. O coordenador do Departamento de Avaliações e Perícias da Prefeitura de Brumadinho, Cristiano da Silva, participou da coleta junto à equipe técnica e ao Secretário Municipal de Governo, Guti da Premoldados, além de representantes das prefeituras de Mário Campos e de São Joaquim de Bicas.

 

As amostras foram enviadas a um laboratório especializado em Belo Horizonte. O coordenador do Departamento de Avaliações e Perícias da Prefeitura de Brumadinho disse que a preocupação é a quantidade de fragmentos de minério presentes nas residências: “A Prefeitura de Brumadinho junto ao Secretário de Saúde, Eduardo Callegari, aguarda o resultado do laboratório para estudar as melhores medidas para que a saúde da população não seja prejudicada caso haja presença de algum material tóxico nas amostras”, disse Cristiano.