ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura inaugura CAEE e homenageia Sr. Geraldo Lolota 

28/03/2023 NOTÍCIA

Na noite da segunda-feira (27), a Prefeitura Municipal de Brumadinho, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou o Centro de Atendimento Educacional Especializado Geraldo Bonifácio.

 

A obra física, que estava sob responsabilidade da Vale desde um acordo firmado em 2019, só agora foi concluída e entregue ao município. Os investimentos para aquisição do terreno e para o custeio de salário dos professores e demais servidores, para a compra de materiais pedagógicos, para a manutenção do CAEE, é de responsabilidade da Prefeitura. 

 

O Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) vai atender crianças com diagnosticado clinicamente com algum tipo de transtorno que dificulte o aprendizado em sala de aula, com atividades psicopedagógicas no contraturno escolar. 

 

Apesar da inauguração oficial ter sido realizada ontem, o atendimento às crianças começou no início do mês de março, no dia 8. Atualmente, são 45 aprendentes que recebem tratamento individualizado no CAEE. 

 

“Na escola, um professor monitora vários alunos. Nas sessões individuais realizadas no Centro, uma equipe multiprofissional, composta por pedagoga, psicopedagoga, professora e monitora, acompanha um único aluno. Desse modo, é possível identificar as potencialidades de cada um e romper barreiras no processo de aprendizagem”, disse a diretora da unidade, Greiciane de Souza.

 

“Este Centro é agregador, pois além de fortalecer e focar no aprendizado individual daquelas crianças com maior dificuldade na escola, vai contribuir ainda mais para que Brumadinho tenha uma educação inclusiva de qualidade”, explicou o prefeito Nenen da Asa. 

 

A secretária de Educação reforçou que inaugurar o CAEE “é um sonho que se torna realidade e concretiza a inclusão na Educação do município. É com muita emoção que declamamos o nome dado a este centro”, frisou Sônia Barcelos. 

 

Geraldo Bonifácio de Sales


O nome do Centro é uma homenagem a Geraldo Bonifácio de Sales. Conhecido como Geraldo Lolota, ele começou a andar após os sete anos de idade, tinha dificuldade na fala e também na coordenação motora. Contudo, mesmo com todas as limitações, estudou, andou de bicicleta, tirou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e foi treinador do time de futebol de salão Sparta. 

 
No final dos anos 70, a inclusão não era um tema debatido pela sociedade e ainda havia grande preconceito pelas diferenças, mas Lolota conseguia se incluir em todos os grupos. Por ser muito comunicativo e entrosado, ele mesmo abriu as portas da inclusão.

 

Estiveram presentes no evento familiares do homenageado. O irmão, João de Sales Filho, emocionou-se ao lembrar dos momentos partilhados com o Lolota. “Falar do Geraldinho é muito fácil. Difícil é não falar dele. Foi uma pessoa à frente do seu tempo e certamente um exemplo a ser seguido, exalava alegria e viveu sua vida intensamente, apesar de todas as suas limitações”.

 

O evento contou também com a presença da vereadora Alessandra do Brumado que representou o presidente do Legislativo Municipal, Ricardo da Tejucana, do secretário Vanilson Geada (Esportes), do Assessor de Comunicação, Décio Júnior, da secretária adjunta de educação, Raquel Garcia, além de professores, colaboradores, alunos, pais e comunidade local.