Por meio da Secretaria de Esportes em parceria com a Liga de Esportes de Brumadinho, o projeto Cidadão do Futuro será retomado depois de três anos, no Tejuco.
A iniciativa é vista como um pontapé inicial na vida esportiva de jovens que sonham em se tornar um jogador de futebol profissional.
No Cidadão do Futuro, cerca de 1200 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, matriculados em diversas categorias esportivas, desenvolvem habilidades focadas não somente na parte desportiva, mas nos aspectos que permeiam um cidadão consciente, como a empatia e a coletividade.
Neste projeto, a Secretaria de Esportes atua em parceria com a Secretaria de Saúde para que seja ofertado aos alunos acompanhamento de psicólogo e assistente social, e os professores e alunos recebem toda a estrutura necessária para a realização das atividades.
Os estudantes matriculados nos projetos precisam estar assíduos e com boas notas na escola
Com uma final bastante disputada, os participantes da Copa do Futuro têm a oportunidade para disputar de participar de campeonatos estaduais.
No tejuco, as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h.
Além do Tejuco o projeto também é desenvolvido em outros 11 núcleos: Brumadinho, Piedade do Paraopeba, Casa Branca, Palhano, Marinhos, Córrego do Feijão, Aranha, Conceição de Itaguá, Quadra de Esportes, Cohab e Corujão.
"Esse projeto é fundamental para o desenvolvimento social de nossas crianças e jovens e uma bandeira importante da Secretaria de Esportes. O prefeito Nenen da Asa sempre nos cobra a ampliação do atendimento e agora conseguimos chegar aqui no Tejuco", disse o secretário de Esportes, Vanilson Geada.
“Acredito que depois de uma terrível tragédia e de uma pandemia que trouxe tantos impactos negativos, o esporte seja um alicerce para a formação cidadã de nossas crianças e jovens", concluiu o prefeito Nenen da Asa.