Na quinta-feira (2), no auditório da Secretaria de Educação, foi realizada capacitação do Cerest-Betim e vigilância em saúde do trabalhador sobre transtorno mental relacionado ao trabalho. A palestra foi ministrada para as equipes da atenção básica, educação, Crasec e equipe intermediária de saúde mental do município.
A palestra foi ministrada pelas técnicas do Cerest Betim, Ludimila Gonçalves e Margarete Oliveira. De acordo com elas, a capacitação abordou a questão do transtorno mental relacionado ao trabalho e a importância de uma abordagem clínica que avalie se o trabalho é causador de doenças mentais.
Durante o evento, os profissionais foram orientados a notificar a ocorrência de transtornos relacionados com a saúde mental. Para o coordenador da Vigilância em Saúde, José Antônio de Moraes, as notificações são muito importantes para que o Município realize ações preventivas. “O profissional deve estar atento e notificar a ocorrência desses eventos. Os números são fundamentais para o planejamento de estratégias de saúde e ações preventivas”, explicou.