Por Thamara Amana
O mês de setembro é marcado por ações que exaltam a valorização da vida e, consequentemente, a importância dos cuidados com a saúde mental.
Na rede municipal de ensino os psicólogos que compõem a equipe multidisciplinar da Secretaria de Educação desenvolveram diversas atividades da Campanha Setembro Amarelo colocando em debate, a prevenção e o combate ao suicídio nos vários setores da sociedade, principalmente no âmbito escolar.
Foram realizadas rodas de conversa, conscientização, palestras, apresentações musicais e diversos outros trabalhos sobre autoestima, autocuidado, empatia e valorização da vida.
“A taxa de autoextermínio em nosso município tem aumentado significativamente e isso tem impactado muito os profissionais da escola, se tornando um tema de debates recorrentes. Pensando nisso, desenvolvi entre eles durante este mês um trabalho de conscientização sobre o suicídio. Mesmo sendo um assunto delicado é relevante abordar a importância de procurar ajuda e não banalizar o sofrimento pscicológico”, ressaltou o psicólogo Jonatas Chaplin.
Ele desenvolveu ações com os professores e funcionários da Escola Padre Vicente Assunção sobre a importância da vida e disseminação de informações sobre o telefone 188 do Centro de Valorização da Vida - CVV, que ainda é um serviço pouco divulgado e até desconhecido por grande parte da população.
Com os alunos, o objetivo dos trabalhos foi alertar sobre a importância da prevenção ao bullying e quebrar o tabu em falar sobre suicidio, para que as crianças e adolescentes aprendam a conhecer e validar suas emoções, que é a base para o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais.
O psicólogo Leonardo Sartori, alertou para o número significativo de jovens que apresentam sintomas depressivos ou de ansiedade e que é dever da equipe multidisciplinar acolher e tornar o ambiente escolar um lugar mais agradável e menos sujeito a críticas e julgamentos. E que cabe também a equipe escolar auxiliar os alunos a desenvolverem um senso de cuidado coletivo, bem estar comum e empatia com o próximo.
“Os alunos adquirem o conhecimento da causa e levam para a família e comunidade em que vivem, ampliando assim a esfera de atuação dessas atividades desenvolvidas”, ressaltou.
A psicóloga Fernanda Leite, por sua vez, falou sobre a importância da saúde mental na adolescência, fase da vida que é marcada por grandes mudanças físicas e emocionais.
“O excesso de estímulos causados por jogos e redes sociais causam intensa dependência de prazeres instantâneos, que dificultam lidar com as frustrações e as pressões no dia-a-dia - afetando a saúde mental das crianças e adolescentes. Assim, trabalhar a campanha Setembro Amarelo nas escolas é fundamental para conscientizar sobre a prevenção do suicídio abordando a saúde mental incentivando os alunos a buscarem ajuda psicológica quando necessário” finalizou.
Centro de Valorização da Vida - 188
O Centro de Valorização da Vida (CVV) promove apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimentos gratuitos a qualquer pessoa. O centro garante sigilo total e atende por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia, nos sete dias da semana, pelo telefone 188.
Existem alguns fatores que são considerados de risco e mencionados como mais recorrentes, a exemplo do: estresse social, desemprego, problemas de relacionamento e convívio familiar.
O comportamento suicida, por mais preocupante que seja, especialmente quando é perceptível em alguém que amamos, pode ajudar a tratar o problema antes que leve, de fato, a morte. Com cuidado, diálogo, amor e apoio de profissionais tudo pode se resolver.
Segundo a OMS, anualmente, mais de 700 mil pessoas cometem suicídio, mas essa realidade pode ser mudada, só depende de nós. Depressão não é drama, proteja quem você ama, cuide e dê atenção a qualquer sinal de alteração psicológica ou social. Nos ajude a salvar vidas!