Por Moisés Elias
Operando somente há duas semanas, a chegada do SAMU à cidade reforça o compromisso em tornar a saúde de Brumadinho uma referência no estado. Com grandes investimentos e obras como a do Complexo Hospitalar, a construção de novas UBS (Unidade Básica de Saúde), a obtenção de ambulâncias e equipamentos de última geração, credenciam a cidade a mudar de patamar neste quesito.
Trazendo duas novas unidades móveis, o SAMU chega para encorpar um aparelho que já entrega à população cinco ambulâncias, sendo uma UTI móvel. Hoje, três delas operam na sede e outras duas dão suporte ao interior. “É importante deixar claro que todos os nossos serviços de ambulância irão permanecer. O SAMU chega para somar em nosso sistema de saúde”, frisou Aliny Vasconcelos, Diretora do Complexo Hospitalar, em entrevista à Regional FM na tarde de quarta-feira (05/10).
São duas novas ambulâncias que apresentam características diferentes com relação aos equipamentos internos e composição de equipe. São incorporadas a Brumadinho uma USB (Unidade de Suporte Básico), que é tripulada por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista, além de uma USA (Unidade de Suporte Avançado), que leva um médico, um enfermeiro e um motorista socorrista. Esta última, uma UTI móvel, contendo equipamentos que permitem o atendimento a pacientes mais graves.
De acordo com Larissa Santos, Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da Regional Oeste do SAMU, na hora do acionamento do serviço é importante que a pessoa se mantenha tranquila, mesmo que se depare com um quadro grave. “Manter a calma é primordial. Toda vez que uma pessoa faz contato conosco, ela é atendida por um médico que precisará de informações da vítima, buscando saber sobre a gravidade; se ele empenhará uma UBS ou uma USA”, explicou.
Com sua base temporariamente instalada na UPA, o SAMU fará atendimento em toda a extensão territorial de Brumadinho e em outros municípios vizinhos, como Mário Campos e Igarapé. Uma nova base está sendo construída no espaço onde operava o antigo almoxarifado da Prefeitura, a previsão é que as obras sejam concluídas entre 60 e 90 dias.
Para acionar o atendimento do SAMU em Brumadinho ligue (37) 3690-3292 ou acesse o aplicativo 192 Fácil. Por conta de problemas com a operadora de telefonia, o número 192 momentaneamente encontra-se fora de operação.