
A secretária de Saúde, Lilian Santos, recebeu os vereadores de Brumadinho hoje, 11/3, no Complexo Hospitalar, para apresentar o panorama da saúde municipal, sendo as principais pautas a Covid-19; o Complexo Hospitalar e os andamentos para a implantação de UTI – Unidade de Tratamento Intensivo; capacitação de funcionários e reestruturações no atendimento de ambulâncias, Nuni, Ação Social, entre outras mudanças que chegam para melhorar a logística de atendimento ao usuário da saúde municipal.
Foi um momento oportuno para os vereadores fazerem seus questionamentos sobre assuntos pertinentes à saúde pública em Brumadinho, principalmente sobre a situação do coronavírus, por conta do pior momento da pandemia, com falta de equipamentos de tratamento no mercado, leitos de UTI e aumento significativo de contágios e óbitos em todo o país.
Covid-19 e Decreto - Brumadinho está entre as poucas cidades brasileiras que mantiveram um Hospital de Campanha montado, com infraestrutura de 24 leitos e 10 respiradores, estando hoje com 17 leitos e quatro respiradores ocupados. O município decretou medidas de contenção de proliferação do vírus ontem, 10/3, alinhado à decisão da Associação Mineira dos Municípios, que teve adesão de 20 cidades, e conta com a colaboração da população na prevenção da doença.
Representação da Câmara - Vanilson Geada, Guilherme Morais e Daniel Crentinho, da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, se prontificaram a participar das reuniões do Conselho Municipal de Saúde para fortalecer o objetivo de ofertar uma saúde contínua e de qualidade para todos.