ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Agricultura repercute a importância da Vacinação contra Febre Aftosa

25/11/2022 NOTÍCIA

Por Thamara Amana

 

Preocupada com a sanidade dos rebanhos do município, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento está promovendo a segunda etapa anual de vacinação contra a febre aftosa, destinada a todos os bovinos e bubalinos.

 

Para dar notoriedade a esta campanha, o veterinário Iury Caldeira foi convidado pela Rádio Regional FM para explicar aos ouvintes a importância da vacinação e quais os prejuízos os produtores podem ter, caso o rebanho esteja vacinado e se contamine pela Febre Aftosa. 

 

A campanha vai até o dia 30 de novembro e os proprietários dos animais devem apresentar a declaração de vacinação junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), até o dia 10 de dezembro. O Formulário de Declaração de Vacinação pode ser acessado pelo site www.ima.mg.gov.br ou no próprio escritório do IMA, na Secretaria de Agricultura. 

 

Durante a entrevista na Rádio Regional FM, o veterinário falou também sobre a emissão do certificado de Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que já é uma realidade em Brumadinho e está sendo emitido pela Secretaria de Agricultura. 

 

O SIM é um sistema de controle que avalia a qualidade da produção de alimentos de origem animal e assegura que o produto/produtor segue os parâmetros sanitários necessários, assim, os consumidores podem ter certeza que estão comprando um produto de qualidade, com origem e processamento conhecidos.  O certificado é exigido para que os produtores que produzem ou processam alimentos de origem animal possam comercializar esses produtos nos mercados municipais. Além de incentivar as pequenas empresas e microempreendedores a saírem da clandestinidade,  o SIM regulariza estes alimentos e dá aos consumidores finais a garantia de que o produto é de procedência.