ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Desenvolvimento Social realiza 1º Seminário da Pessoa com Deficiência

27/09/2022 NOTÍCIA

Por Thamara Amana

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMPED), realizou na sexta-feira (23/09), o 1º Seminário da Pessoa com Deficiência de Brumadinho. 

 

Com o tema “Um diálogo sobre a inclusão como política pública”, o evento reuniu na Estação Cidadania figuras importantes do nosso município que debateram sobre os direitos e as barreiras de acessibilidade enfrentadas pelas pessoas com deficiência. 

 

Para o início dos trabalhos compuseram a mesa o presidente e o secretário executivo do COMPED Brumadinho, Maurílio Dias Jardim e Wallace Cristiano, a Secretária de Desenvolvimento Social, Christiane Passos e a Secretária Adjunta de Educação, Raquel Garcia.

 

Logo após a abertura, a diretora de inclusão, Altina Naná de Castro falou sobre o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e apresentou os programas e ações desenvolvidos com  alunos que necessitam do ensino inclusivo. 

 

A diretora apresentou o gráfico com as principais inclusões na Rede Municipal de Ensino até junho de 2022, e evidenciou a preocupação da Secretaria de Educação em atender à necessidade do conhecimento e da conscientização quanto a quebra das barreiras - que impedem a participação plena e efetiva dos deficientes na escola e na vida social.

 

“A inclusão nas escolas é de suma importância e a Secretaria de Educação está sempre atenta e disposta a atender a todos os alunos, sempre de forma igualitária e buscando proporcionar um ensino de qualidade. Um exemplo disso é a criação de uma diretoria específica para acompanhar o ensino inclusivo nas escolas e os treinamentos para capacitação realizados com os monitores, principalmente durante o Congresso da Educação deste ano”, destacou Naná. 

 

Após suas considerações finais sobre o ensino municipal e a forma com que a Secretaria de Educação se prepara para atender os alunos, foi a vez da Fisioterapeuta e gerente do Centro Dia da APAE Brumadinho, Leila Mara, falar sobre os desafios da inclusão na sociedade. 

 

Fisioterapeuta na APAE há aproximadamente 14 anos, ela abordou as diversas barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiências e exemplificou cada uma delas de forma simples e objetiva. 

 

“Atendemos na APAE cerca de 39 famílias e presenciamos frequentemente as dificuldades impostas a elas. Conforme a  Lei 13.146/2015, há seis tipos de barreiras que podem estar relacionadas à vida das pessoas com deficiência: as barreiras urbanísticas, as arquitetônicas, as presentes nos meios de transporte, as de comunicação e informação, as atitudinais e as barreiras que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias”, explicou Leila.

 

O Seminário foi finalizado com uma roda de conversa entre os presentes, que puderam se manifestar ou propor outras atividades para que as pessoas com deficiência possam participar plenamente da vida em sociedade e em igualdade de condições com as demais pessoas.